Maneiras de praticar Mindfulness

Maneiras de praticar Mindfulness

Nossa habilidade de estar presente com Atenção Plena (Mindfulness) pode ser treinada, e existe mais de uma forma de fazer isso.

Uma das formas é através da prática formal. A prática formal é parecida com o que entendemos como meditação, envolve reservar um momento específico para sentar e permanecer alguns minutos intencionalmente direcionando sua atenção para algum foco, como a respiração ou as sensações do corpo, por exemplo. Você pode fazer a prática com um instrutor de Mindfulness ou então escutando um áudio guiado por um instrutor. Realizar a prática guiada é muito mais fácil do que tentarmos nós mesmos direcionarmos nossa atenção, já que a voz do instrutor ou do áudio nos ajuda a despertar das distrações externas ou das distrações da mente.

Outra forma de praticar é através de qualquer atividade cotidiana. Quando lavamos louça, tomamos banho ou comemos, por exemplo. Nesses momentos podemos treinar trazer essa atenção curiosa e sem julgamentos para o momento presente. Uma forma de fazer isso é observando a atividade com nossos 5 sentidos. No banho podemos sentir a textura do sabonete, a sensação da água no corpo, os cheiros e barulhos que estão presentes...

Em qualquer uma das práticas o objetivo é notar os momentos que nossa mente se distrair e gentilmente, quantas vezes for necessário, redirecionar nossa atenção para o nosso foco inicial.

Experimente. Treinar essa habilidade pode trazer gratas surpresas e benefícios para você.

#mindfulness #comeremocional #emagrecimento #creeo #cuidado #saude #perdadepeso #qualidadedevida #psico #dicadapsico

AGENDE AGORA SUA AVALIAÇÃO