Como conquistar novos hábitos?

Como conquistar novos hábitos?

Você já deve saber que conquistar novos hábitos não é uma tarefa fácil. Mais desafiador ainda é se livrar dos hábitos já automatizados. 

Nosso cérebro trabalha muito no piloto automático: automatiza alguns comportamentos que já adotamos diversas vezes para que possamos realizá-los sem pensar muito, economizando energia. 

Realizar algo diferente exige esforço, precisamos pensar e usar energia mental. 

Existem duas dicas muito simples que nos ajudam a modificar hábitos.

  1. Deixar mais próximos os hábitos que queremos estabelecer;
  2. Deixar mais longe os hábitos que queremos modificar.

Portanto, se quero beber mais água, posso deixar uma garrafa próxima ao meu local de trabalho.

Se quero comer mais salada, posso deixar a salada pronta lavada dentro da geladeira. Assim, eu diminuo a quantidade de energia envolvida em lembrar e realizar esse hábito, aumentando a probabilidade de que ele aconteça.

O contrário também é verdadeiro.

Se você sempre come chocolate durante o trabalho, deixar chocolates na gaveta vai aumentar as chances da sua mão pegar um pedaço e colocar na boca sem que você se dê conta. Então, se você não tiver chocolate por perto e precisar se levantar para pegar, há maiores chances da sua mente despertar e você se perguntar se é realmente isso que você gostaria.

Outro exemplo é deixar as panelas na cozinha ao invés de deixar na mesa se você tende a repetir o prato de comida. O tempo e a energia necessários para ir até a cozinha pegar o segundo prato de comida podem te dar mais chances de pensar se você já está saciado ou não. 

.

.

Escolha um hábito que você quer ter mais perto e um que quer ter mais longe. Que tal começar agora? 

AGENDE AGORA SUA AVALIAÇÃO