Posso trocar caloria por caloria?

Posso trocar caloria por caloria?

Para emagrecer precisamos ajustar nossa ingestão de calorias, mas as mesmas calorias vinda de um alimento não necessariamente terão a mesma composição daquelas vindas de outro alimento!

Por isso não é suficiente contarmos apenas calorias, precisamos pensar na distribuição de macronutrientes(proteínas, gorduras e carboidratos) a fim de garantir o correto funcionamento do nosso metabolismo!

Cada nutriente tem o seu papel em diversos mecanismos do organismo, seguem exemplos dos principais:

  • Proteínas: Função importante na saciedade(muito importante quando se pensa no déficit calórico do emagrecimento!) e na síntese e na recuperação muscular(papel fundamental na manutenção da massa magra no processo de perda de peso, bem como na etapa metabólica da gasto de energia). Fontes de proteínas diferem em conteúdo de aminoácidos e digestibilidade, por isso é importante mesclar as fontes!
  • Gorduras: responsáveis pelo metabolismo de produção hormonal e controle de um metabolismo menos inflamatório, para isso precisamos consumir mais gorduras "boas"(mono e poli-insaturadas), gorduras saturadas em moderação e evitar gordura trans.
  • Carboidratos: atuam nos estoque de glicose nos músculos e fígado responsáveis por diversas funções metabólicas, efeito poupador no uso de proteínas como fonte de energia e principal moeda energética durante o exercício.
    É importante salientar que existe uma grande diferença entre as fontes: teor de fibras, carga glicêmica e efeito na insulina! No emagrecimento é interessante optar por combinações de baixo índice glicêmico, que pode ocorrer com combinações de carboidratos com proteínas ou gorduras.

#mindfulness #comeremocional #emagrecimento #creeo #cuidado #saude #perdadepeso #qualidadedevida #carboidrato #proteinas #gorduras

AGENDE AGORA SUA AVALIAÇÃO