O que é Compulsão Alimentar?

O que é Compulsão Alimentar?

A maioria das pessoas come mais que o necessário em alguns momentos, como quando está comendo sua comida favorita ou quando está mais ansiosa. Porém, comer um segundo prato de comida ou comer além do ponto de saciedade é diferente de um episódio de compulsão alimentar ou de um transtorno de compulsão alimentar.

Um episódio de compulsão alimentar pode durar até duas horas, e envolve:

  • Comer de forma acelerada uma quantidade de comida bem maior que a maioria das pessoas.
  • Comer até ficar muito cheio, com mal estar ou até ter acabado a comida disponível.
  • Uma sensação de falta de controle.
  • Sentimentos de vergonha e culpa após o episódio.

O Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica é um transtorno alimentar onde o indivíduo apresenta episódios frequentes e incontroláveis de compulsão alimentar. Geralmente a comida é usada como forma de lidar com emoções negativas e estresse. É um transtorno que afeta a qualidade de vida da pessoa, trazendo vários prejuízos físicos, emocionais e sociais e que precisa de tratamento.

Estudos recentes têm mostrado que programas de Mindful Eating têm sido eficazes para tratar a compulsão alimentar, diminuindo significativamente a gravidade e frequência dos episódios de compulsão. Nos treinamentos de Mindful Eating aprende-se habilidades de atenção plena, a identificar gatilhos que levam à compulsão, e habilidades para uma regulação emocional efetiva.

Quer saber mais sobre como ter uma alimentação com atenção plena? Agende uma Reunião de Apresentação e entenda como funcionam os Grupos do Creeo.

#creeo #creeovirtual #compulsaoalimentar #comerpleno #mindfuleating #ansiedade #estresse #atencaoplena

AGENDE AGORA SUA AVALIAÇÃO