Qual a diferença entre os dias de semana e o final de semana/feriado?

Qual a diferença entre os dias de semana e o final de semana/feriado?

Você já deve ter dito a frase “no final de semana é mais difícil manter a dieta” ou “durante a semana eu consigo, mas no final de semana eu me perco”.

Por que isso acontece? 

Se pensarmos em termos de necessidades fisiológicas, nosso corpo não muda conforme o calendário. Talvez até precise de menos energia no final de semana se efetivamente nos movimentarmos menos.

Então o que muda no final de semana ou no feriado? 

1. Maior exposição à comida.

Se a nossa família costuma fazer mais atividades que envolvem comida nos finais de semana, ficamos mais expostos à ela, com mais tempo para ficar na mesa e acabar comendo o que têm disponível.

 

2. Momentos de tédio ou menos atividades.

Quando o tédio aparece, a comida pode aparecer na nossa mente como uma fonte de distração, algo para ocupar o nosso tempo.

 

3. Queremos relaxar e sentir prazer.

A comida pode aparecer como uma resposta para essa necessidade.

 

4. Vemos a rotina alimentar como uma obrigação.

Se não estamos conectados com o real motivo de mudarmos nossa relação com a comida, a rotina alimentar pode ser vista como uma obrigação e o final de semana e férias como um momento de sair dessa rotina.

 

Da próxima vez em que estiver inseguro quanto ao final de semana, se pergunte qual necessidade a comida está tentando suprir e pense de que outras maneiras você pode suprir essas necessidades. 

AGENDE AGORA SUA AVALIAÇÃO